Conheça a Cacau River, uma marca bean to bar do Pará



Cacau River

apresentada por Mário Orlando da Cunha Sampaio Júnior

Origem: Mocajuba/Belém, Pará



Trabalhamos já há 4 anos em parcerias com produtores ribeirinhos (famílias de produtores) da região do Rio Tocantins, no Pará. Hoje contamos  com um pátio de fermentação e secagem às margens do Rio no município de Mocajuba na comunidade chamada Costa da Santana e já estamos fazendo a nossa segunda unidade na comunidade chamada Ilha Grande do Joaba, já no município de Cametá.

Já estamos há um ano produzindo chocolate e desenvolvemos três tipos de barras, em breve vamos lançar novas fórmulas e também nossas próprias cervejas artesanais, sempre com o cacau nativo do Rio Tocantins.


Costumo falar que fazer chocolate bean to bar é quebrar paradigmas, ainda mais pra minha geração que cresceu consumindo muito açúcar. Ainda é muito complicado explicar, até para os amigos e familiares, o que é o conceito do nosso chocolate, mas estamos trabalhando nesta educação do nosso consumidor. 



    Eu gostaria de contar um pouco mais da nossa rotina na mata de cacau para que o mercado conheça o que fizemos de muito especial.  O envolvimento da comunidade é um dos pontos relevantes, pois hoje só na comunidade da Costa da Santana nós estamos com oito produtores parceiros com a participação de pais, filhos, netos e genro no processo, desde a colheita passando pela fermentação e secagem. Viemos fazendo reuniões com os produtores da comunidade do Joaba pra ter uma melhor noção de quantas pessoas vão estar envolvidas no processo e estimamos que somadas as duas comunidades vamos ter aproximadamente 100 pessoas engajadas no processo.




    Gostaríamos também que o mercado soubesse como funciona nossa logística para obter e também para distribuir nosso chocolate. Somente para contar sobre o início do processo, a distância percorrida entre a comunidade de onde vem nosso cacau até chegar na fábrica é de 240 km e precisamos usar barco para atravessar o rio e carro para a parte terrestre.



    Essa relação entre o consumo de chocolate e turismo em nossa região ainda é muito pouco explorada, um dos nossos desafios é aproveitar todo o potencial turístico da região e agregar com a cultura do cacau e do açaí, que também é muito forte na região. Nesse tempo que estou realizando esse trabalho com chocolate, eu acredito muito que esse conceito do chocolate bean to bar. Ressalto que o seu grande diferencial é o processo de fermentação e secagem junto com o grande cuidado na hora da colheita dos frutos.



    Não existe grande segredos na formulação do nosso chocolate, o que mais valorizamos é nosso processo de fermentação e secagem, que tocamos com todo o cuidado possível. Os grandes desafios para um melhor posicionamento do nosso chocolate no mercado são os custos, principalmente os logísticos, a carga tributária e o custo da energia aqui no nosso Estado.



E, quando me perguntam qual segredo para apreciar um bom chocolate? Respondo simplesmente: Basta conhecer um bom chocolate (risos)





Texto de Mário Orlando da Cunha Sampaio Júnior

publicado por Juliana Recuero Ustra

em 05/10/2020 

no blog Chocolate no Brasil


* Credito das imagens: acervo da empresa Cacau River

Comentários

Postagens mais visitadas