MAPA SENSORIAL PARA DEGUSTAR CHOCOLATES






Juliana Ustra, desde março de 2021, quando iniciou a Expedição pelo Brasil do Cacau e Chocolate, vem fazendo várias ações e apresentações de  seu projeto.  A novidade é o  lançamento do Mapa Sensorial para Exploração do Cacau e do Chocolate, de sua autoria.  O Mapa foi apresentado em eventos em São Paulo e  na Bahia e tem suas fotos oficiais de lançamento dentro de uma roça de cacau.  “Este mapa já nasceu itinerante”, diz Juliana Ustra.

“Desde que comecei em 2013 a fazer eventos de degustação de chocolates brasileiros, sentia falta de uma referência sensorial com bastante brasilidade para apresentar aos meus clientes”, afirma.  “Durante todo este tempo de trabalho vim compilando minhas observações e produzi então um mapa, onde as referências para aromas, sabores e sensações estão em outro formato, mais fluido, representando de forma lúdica a dinâmica das moléculas do chocolate derretido, todos interligados, simultâneos e com bastante cores”, comenta Juliana, que é engenheira química de formação.

Quanto às cores, ela teve um aporte criativo de sua filha Clara, que aos 11 anos, viajou por 30 dias junto à mãe pelo sul da Bahia, e observou que cada fruto de cacau tinha uma “paleta” de cores única. A menina brincando com as cores em imagens que ela mesma registrou nas fazendas, extraiu estes conjuntos  de cores e presenteou a mãe. Logo, a autoria da ilustração também está creditada para Clara Ustra da Costa.



BIOMAS BRASILEIROS

Já sobre as referências, Juliana tratou de incluir elementos de diversos biomas brasileiros, onde há especificidades para flores, frutas, especiarias. O objetivo é que brasileiros de qualquer origem possam se sentir “representados”, a partir de frutas comuns de cada território e seus hábitos alimentares. Pode ser visto, por exemplo, no conjunto de frutas amarelas, o “butiá”, uma fruta bastante típica no bioma Pampa, junto ao cajá, que está presente mais ao nordeste brasileiro.  A meta de Juliana é a cada viagem poder incluir outros elementos de mais biomas visitados.

O  Mapa Sensorial e outros produtos oficiais da Expedição Cacau e Chocolate do Brasil podem ser adquiridos e todo  o lucro é  revertido para viabilizar mais viagens e demais ações do projeto. É uma forma importante da comunidade se sentir parte deste projeto, e principalmente se aproximar ainda mais destes elementos sensoriais para o nosso chocolate brasileiro. E,  claro, ter em mãos uma ferramenta para fazer em casa suas explorações gastronômicas com chocolates.



PARA ADQUIRIR SEU MAPA SENSORIAL DA EXPEDIÇÃO: entre em contato pelo whatsapp 
(+55) 53 991024514.


Texto publicado por Juliana Recuero Ustra em 26/01/24
Todas as imagens são da autora e não é permitido copiar sem autorização parcial ou total. 

Siga no instagram @chocolatenobrasil

Escute a nossa playlist da Expedição Cacau e Chocolate no Spotfy: https://open.spotify.com/playlist/4g6z7dRbNB2zAM1fK4VmSx?si=dychvAAaRiKtUeE1gaio3g&pi=u-cmAwcIdJSwSN

Apoie a Expedição compartilhando este conteúdo e nos marque em suas redes sociais. 

Comentários

Postagens mais visitadas