Torta de Bolachinhas com Cacau e Chocolate do Brasil

Comidas afetivas tem sempre muito valor!

Elas conectam, remetem à infância, são assuntos em encontros de famílias, ou ainda em mesas comandadas por chefs, podem ser transmitidas por gerações...e traduzem cultura alimentar, afeto, indulgência...

Tenho várias, mas hoje trago uma minha, presente na minha vida desde a infância.

Minhas avós, tias e mãe faziam esta torta doce com frequência para qualquer ocasião, seja para um fim de semana normal com os primos ou para um aniversário...é a nossa famosa Torta de Bolachinhas. (sim, aqui no RS tratamos biscoito pelo nome "bolachas", e serei fiel à nomenclatura).


Neste fim de semana me deu vontade reproduzi-la. 


Claro, que a provocação aqui num blog sobre Cacau e Chocolate brasileiro, é mostrar que podemos substituir os derivados de cacau comuns que usávamos na ocasião e trazer a a oportunidade de usar Cacau e Chocolate com origem brasileira, conhecida por mim e com alguns atributos importantes de ressaltar:


Cacau não desodorizado: 

- orgânico

- com residual interessante de manteiga de cacau (muito bom para usar em sobremesas), bem interessante para diluição em ingredientes com gorduras na composição. 

- da Bahia (mas poderia ser de outro Estado produtor de cacau)


Chocolate 70% cacau: 

- bean to bar ou tree to bar

 - do Pará (mas poderia ser de outro Estado produtor de cacau)


Uma informação relevante: algumas marcas bean to bar oferecem no mercado barras de maiores volumes, como por exemplo 0,5 Kg ou 1 Kg, para uso em Gastronomia. Procure saber com suas marcas preferidas. 


Minha energia depositada aqui para contar sobre esta receita tem um objetivo bastante claro: mostrar que podemos usar Derivados de Cacau e Chocolates de excelente qualidade em preparações da Confeitaria ou ainda na Gastronomia, de forma mais ampla, ou ainda em casa, em preparos simples e afetivos como este. 


E, por que não usar bean to bar?


Minha escolha é sim! Assim trago para a sobremesa valores como sustentabilidade, respeito ao sabor e terroir do cacau de origem e brasilidade. Ambas marcas que usei são de pessoas que conheço e que trazem todo tipo de informação sobre a origem e forma de cultivo do cacau. 

A receita deixa oficialmente de usar aquele achocolatado cheio de açúcar, baunilha artificial e de cacau commodity, ou ainda aquele pó de cacau que encontramos no supermercado e que não tem gosto, nem aroma de nada. 


Espero que curtam e repensem o uso de ingredientes, seja no tema Cacau e Chocolate, como para outros ingredientes. 






Texto publicado por Juliana Recuero Ustra em 12/02/24
Todas as imagens são da autora e não é permitido copiar sem autorização parcial ou total. 

Siga no instagram @chocolatenobrasil

Escute a nossa playlist da Expedição Cacau e Chocolate no Spotfy: https://open.spotify.com/playlist/4g6z7dRbNB2zAM1fK4VmSx?si=dychvAAaRiKtUeE1gaio3g&pi=u-cmAwcIdJSwSN

Apoie a Expedição compartilhando este conteúdo e nos marque em suas redes sociais. 


Comentários

Postagens mais visitadas