Livro que marca o início de minha jornada no Chocolate Bean to Bar

 Paris, 2012. 


Aqui neste período encontrei pessoalmente Chloé Doutre-Roussel, profissional que eu já havia visto num documentário no GNT e na ocasião havia me impressionado por conta do que ela falou sobre chocolate. 


Quando estive em seu escritório em Paris e ganhei este livro,  lembro da sensação interna de "confusão", pois em uma conversa muito interessante ela me perguntou se eu sabia o que "não era chocolate". Digo "confusão", pois foi neste período que desconstrui o que eu achava que sabia sobre o assunto, e comecei a compreender este mundo bean to bar. 


Ao ganhar o livro autografado, guardei com muito cuidado (até porque sou muito apegada aos meus livros), devorei de uma única vez, li, reli, uso para consultas e cuido, pois além de conteúdo consistente, aí mora um ponto particular de inflexão da minha própria trajetória junto ao chocolate.







Gosto desta edição pois é muito panorâmica, traz dados de pesquisas dela e fatos. 



E, um ponto de atenção. Aqui também mora o momento que comecei a estudar como degustar chocolate. Agradeço as palavras dela que foram claras: "exercite muito e deixe seu organismo dizer o que sente". No livro ela indica que é essencial respeitar seu paladar e conhecer seu perfil de consumo (e principalmente o dos outros). - Afinal, ninguém precisa gostar da mesma coisa. 


Encontrei receitas com chocolate e sim, admiro quando se orienta usar chocolate bean to bar para preparações diversas, pois abre outra experiência gastronômica para quem consome. 



Aliás,  lembro da conversa em detalhes,  mas alguns guardo para mim apenas. 


Muito obrigada,  Chloé! Você faz parte de minha história! 


Texto publicado por Juliana Recuero Ustra em 29/02/24
Todas as imagens são da autora e não é permitido copiar sem autorização parcial ou total. 

Siga no instagram @chocolatenobrasil

Escute a nossa playlist da Expedição Cacau e Chocolate no Spotfy: https://open.spotify.com/playlist/4g6z7dRbNB2zAM1fK4VmSx?si=dychvAAaRiKtUeE1gaio3g&pi=u-cmAwcIdJSwSN

Apoie a Expedição compartilhando este conteúdo e nos marque em suas redes sociais. 




Comentários

Postagens mais visitadas