Curso de BPFs para produtores de trufas de chocolates
A partir da observação de movimentos empreendedores do mercado, vejo iniciativas crescentes voltadas à produção de trufas artesanais de chocolate, como uma alternativa econômica para empreendedores, sejam iniciantes ou já experientes. Lógico, sem esquecer das empresas já consolidadas que atuam com sucesso neste segmento, que tem também desenvolvido cada vez mais seus portfolios.
Trufas de chocolates parecem ser simples de se produzir, requer relativamente uma estrutura enxuta e muitas vezes este produto é feito em pequenas empresas ou até mesmo em ambientes domésticos, em vias de formalização. As receitas permitem inúmeras variações e o desenvolvimento de fórmulas, trazendo complexidade à produção e também incorporando novos perigos para a empresa.
A Anvisa é clara em relação à sua legislação sanitária para produção de alimentos. Quem produz um alimento para entregá-lo embalado ao cliente, é enquadrado como indústria de alimentos e deve atender a um conjunto complexo de demandas legais. Demandas estas fundamentais para que estes alimentos saiam seguros ao consumo.
Logo, percebo que muitos empreendedores apresentam duvidas sobre como aplicar a esta legislação em seu processo. E, a partir desta situação, elaborei um curso bastante específico para empresas e empreendedores de trufas de chocolate, a partir de uma experiência desde 1998 na consultoria para empresas de alimentos. Considerei portanto, técnicas, equipamentos, ingredientes e formulações mais recorrentes para entregar informação de fácil entendimento sobre BPFs.
Este curso é novo no mercado, e será realizado online, ao vivo e em pequenos grupos, trazendo procedimentos e informações bastante práticas aos alunos.
Comentários
Postar um comentário