vinhos e chocolates - 2a edição na Vinicola Guatambu


Neste ultimo 24 de março, amanheceu com chuva, frio e neblina...cenário clássico do outono no pampa gaúcho, especial para acolhimento e encontros aquecidos com um chimarrão fumegante.... Se fosse inverno, estaríamos com a lareira acessa na Vinícola Guatambu para receber os convidados desta segunda edição do Mini curso de Degustação de Chocolates e Vinhos. 



E, mesmo com tanta chuva a empresa contabiliza e apresenta neste tótem, a energia solar captada para o funcionamento de todas suas operações. Esta é uma das ações de sustentabilidade da Vinícola, entre outras relatadas pela família Pötter. 



...enfim, não importava se fizesse chuva ou sol,  o clima estava perfeito para a dupla Vinhos e Chocolates, e lá apresentamos chocolates muito especiais, vindos de diversas partes do país, produzidos em Santa Catarina, Paraná, Espírito Santo e Bahia. Todos eles com origem na Cabruca, um ambiente, onde os pés de cacau crescem à sobra da Mata Atlântica preservada e de onde cada região traz influência sobre o terroir do chocolate.



Nesta segunda edição do evento, organizada pela Ustra Consultoria e Vinícola Guatambu, tivemos 5 marcas incríveis. Cuore di Cacao, Espirito Cacau, Nugali, Sagarana e Var Chocolates. Todas elas, representantes da excelência em produção de chocolate tree to bar e bean to bar brasileiras. 



O clima foi aquecido pela degustação de chocolates provados individualmente, para que os participantes pudessem aprender sobre a técnica específica para chocolate. Logo, foram apreciados vinhos e chocolates em conjunto. A reação química entre esta dupla, teve segundo uma participante, "o sabor de felicidade".




As duplas provadas passeiam entre espumantes, vinhos brancos, tintos, conectados a chocolates ao leite e intensos, mostrando que é possível encontrar indulgência nesta harmonização. 




Para brindar o término do mini curso, provamos bruschettas preparadas com queijos e chocolate 72%, e estas foram apreciadas com o especial vinho Épico. Grande final para este momento incrível, onde mais uma vez a Cabruca encontrou o Pampa gaúcho.


E assim as equipes da Ustra Consultoria e Vinícola Guatambu, despedem-se deste evento, mas já pensando numa terceira edição...Até a próxima!



Local: Vinícola Guatambu, Dom Pedrito, Brasil.
Empresas promotoras do evento: Ustra Consultoria e Vinícola Guatambu
chocolates apoiadores: 
- Cuore di Cacao (www.cuoredicacao.com.br)
- Espirito Cacau (www.espiritocacau.com.br)
- Nugali (www.nugali.com.br)
- Sagarana (www,chocolatesagarana.com.br)
- Var Chocolates (www.lajedodoouro.com.br/var-chocolates) 

Imagens: do acervo da Ustra Consultoria e Vinicola Guatambu







Comentários

Postagens mais visitadas