Conheça a Associação Bean to Bar Brasil

Há alguns dias, pude ter uma conversa muito enriquecedora com Juliana Aquino, presidente da Associação Bean to Bar Brasil, eleita em 2020. Com ela sempre tive longos assuntos sobre Chocolates do Brasil e desta vez não foi diferente. Muitos detalhes, insights e opiniões! Ela, que representa este grupo importante do cenário do chocolate brasileiro, nos conta o que é esta Associação, seu histórico, as suas ações realizadas e o mais importante: o que esta turma do bean to bar traz de contribuição ao mercado brasileiro. Confira a seguir nosso bate-papo...e aproveite, pois neste texto vem muita informação bacana para quem deseja entender mais sobre o que é um chocolate bean to bar.



Juliana Aquino, conte-nos um pouco do histórico do grupo e o que nos trouxe a atual formação da Associação Bean to Bar


A Associação Bean to Bar Brasil nasceu da reunião de amigos chocolate makers em São Paulo, para discutirmos e degustarmos nossos próprios chocolates. Entre uma barra e outra, os papos que iam acontecendo nesses encontros gostosos nos levaram a enxergar as necessidades da classe como um todo e a falta de uma representação mais organizada, disposta a trabalhar pelo coletivo, conquistando o que sozinhos não conseguiríamos facilmente. E, em 17 de março de 2017,  mesmo sem qualquer noção do que era uma organização associativa, resolvemos colocar o plano em andamento. Foram dois longos anos de trabalho e estudo sobre o chocolate em si, mas também de como efetivamente funciona uma associação (aliás, coisa que ainda hoje estamos aprendendo...) e, em dezembro de 2018, nosso estatuto foi finalmente registrado pelo cartório. Viramos a oficial Associação Chocolate do Cacau à Barra, popularmente conhecida como Associação Bean to Bar Barsil.

Desde o começo fizemos questão de agregar produtores de chocolate de todo o Brasil, então logo encontramos marcas desde o Pará até o Rio Grande do Sul, que se interessaram pelo conceito e demonstraram vontade em participar. Hoje somos 26 associados mais 4 marcas em processo de admissão, com muito orgulho.


E, a partir desta formação organizada por marcas brasileiras através da Associação Bean to Bar Brasil, pergunto então quais são propósitos deste grupo?



Olha, o maior objetivo da Associação é promover o conceito do Bean to Bar no Brasil. Foi pra isso que nascemos. Promover o conceito, beneficia toda a cadeia produtiva do chocolate. Para tal, temos planejado ações de educação ao público consumidor e capacitação dos profissionais desse nicho de mercado para que a boa qualidade dos produtos seja sempre um foco do empreendedor de Bean to Bar. A gente também quer atuar na construção de políticas publicas que venham de encontro ao conceito. Esse passo é mais largo. Temos leis a conquistar, contatos e lobby a fazer. Mas faz parte dos objetivos assim como qualquer outra instituição associativa.

 

Se fossemos resumir em números, como podemos apresentar a Associação Bean to Bar? 


Hoje somos 26 associados (Perdemos dois que saíram do business durante a pandemia). E é bacana contar que nossa meta até final de 2021 é 100 associados.

Os chocolates dos associados estão basicamente divididos em: Intensos (só cacau e açúcar), ao leite (Cacau, açúcar e leite), de inclusão (harmonização com ingredientes criativos naturais), diet (com açúcares alternativos para dietas específicas) e veganos (com ingredientes proteicos alternativos para vegetarianos e veganos). Mas todos estão dentro do conceito abrangente da filosofia Bean to Bar ou seja a produção é artesanal a partir da amêndoa integral do cacau e isenta de adições artificiais de qualquer ingrediente. Nossa única exceção é a lecitina de girassol que é um produto natural, porém processado.


Vocês tem trajetórias individuais muito interessantes. Várias das marcas dos associados, inclusive já entrevistei para o blog ou nas lives do Projeto Chocolate no Brasil. Mas neste momento eu gostaria de saber neste coletivo, quais são as principais ações realizadas no Brasil? 


Vou resumir as principais ações de nosso grupo, assim o mercado pode acompanhar nossa trajetória e ficar ligado nos nossos próximos movimentos: 

 



Minicursos com degustação de chocolates.









                                   (Minicurso com Degustação em São Paulo) 



Realizamos a Bean to Bar Chocolate Week, em duas edições, a de 2018 e em 2019, quando ocorreram várias palestras, degustações, visitas técnicas e também a própria feira onde os associados puderam interagir comercialmente direto com o público. 








(Bean to Bar Chocolate Week 2018)







                    (Tour nas fazendas do sul da Bahia 2018 com convidados estrangeiros.)




Além de outras ações, como Degustação e iniciação à harmonização com café com Carla Martin e Antony Rue, Talks com Carla Martin e José Lopez, várias Compras Coletivas de insumos e vários envios coletivos de chocolate. 






(Mesa Redonda com convidados estrangeiros na fazenda Boa Sentença (Ferradas/BA)



Ah, pergunto também se já houve ações realizadas desta Associação no exterior e conte-nos quais foram?


Sim, e foi excelente! Montamos uma Comissão de representação da Associação Bean to Bar Brasil no North West Chocolate Festival (Seattle/WA – USA)  2017, 2018 e 2019 com estande coletivo e várias palestras durante a programação de conteúdo da feira. É bom observar aqui que não temos incentivo de qualquer órgão público para essa ação. Fomos com recursos próprios.

 




North West Chocolate Festival 2017 - Seattle WA (USA)


Não posso deixar de perguntar qual conceito de chocolate bean to bar que a Associação gostaria de comunicar ao mercado? É, na opinião de vocês como grupo, é um conceito fácil de consolidar em uma frase/parágrafo, ou se gostariam de trazer pontos para reflexão sobre este tema?


Olha, Juliana, o conceito Bean to Bar é amplo e alguns pontos são bem polêmicos dentro das comunidades nacional e internacional. Mas uma coisa é certa, é um movimento que acompanha modelos modernos de negócio e de relação com alimentos. A sustentabilidade (social  – principalmente – , ecológica e econômica) é o centro dos pilares do conceito e a gente gosta muito disso... Talvez uma das maiores razões da nossa paixão pelo empreendimento do chocolate Bean to Bar.

Agora, uma definição fechada, do tipo dicionário, não existe. Nem aqui, nem em qualquer lugar do mundo. Cada um tem sua própria conclusão sobre o que é o Bean to Bar. Por tanto, o que tivermos de definição dentro da Associação não serão verdades absolutas, mas apenas as definições da Associação.

O que existe de comum entre todos os fabricantes, é que a produção do chocolate tem que partir da amêndoa integral de um cacau de origem sustentável (o chocolate industrial é geralmente produzido a partir de uma massa de cacau) e os ingredientes não podem ser artificiais. A partir daí tudo é discutível.

Esses pontos estarão presentes na nossa definição final que está sendo construída e em breve será divulgada. Mas é bom destacar aqui que, mesmo fechando um determinado conceito dentro da Associação, nem mesmo nossos os associados estarão 100% adequados a ele, confirmando a noção do quanto difícil é concluir uma definição rígida sobre o processo Bean to Bar de produção de chocolate.

 

Conte-nos sobre a composição da nova diretoria, eleita em 2020. 


Eleita como única chapa, a nova diretoria da associação é composta apenas de mulheres. A ideia é acompanhar o movimento atual de valorização feminina e com isso, conseguir uma equipe realizadora mais concisa, coerente. Todos os assuntos são discutidos quinzenalmente entre a equipe e, quando há necessidade, temos reuniões que intercalam as quinzenais. Outro ponto interessante dessa diretoria é a hierarquia das decisões. Apesar dos cargos serem distintos por necessidades operacionais e burocráticas, as decisões são tomadas de acordo com o conceito da “Távola Redonda”. Tudo discutido e decidido por todas as mulheres do grupo.

 

Presidente: Juliana Aquino (Baianí Chocolates)

Vice-Presidente: Bibiana Schneider (Cuore di Cacao Chocolataria)

Diretora Financeira: Claudia Gamba (Mestiço Chocolates)

Diretora Administrativa: Gislaine Gallette (Gallette Chocolates)

Diretora de Comunicação: Arcelia Guilloty

Diretora de Projetos: Claudia Lasevicius (Casa Lasevicius)

Diretora técnica: Luisa Abram

Secretária Executiva: Juliana Iten  (Andrei Martinez Chocolataria)


O fato de ser uma Diretoria predominantemente feminina pode inspirar novos grupos formados exclusivamente por mulheres empreendedoras. Neste ponto quais os insights e as lições aprendidas pela nova diretoria da Associação poderíamos compartilhar com outras mulheres para seu desenvolvimento empreendedor?


Ainda existe aquela ideia estereotipada do comportamento feminino que nos coloca como prolixas, tagarelas, parciais... (risos). O mais legal é que temos todas essas características quando resolvemos bater papo, fofocar, relaxar, contar historias loooongas. Porém no trabalho o foco é absolutamente outro. A gente consegue discutir tudo e mesmo com discordâncias, o que é absolutamente saudável, chegamos aos vereditos finais com clareza e muito mais objetividade que certos homens...

O instinto feminino é realizador, proativo. Nós temos pressa. Precisamos resolver. Isso também ajuda na ação diária do trabalho quando as cabeças são todas femininas. Só podemos dizer que a experiência em trabalhar com mulheres tão focadas num mesmo objetivo é extremamente gratificante. Essa é a inspiração que queremos passar.

Queria ressaltar algo importante aqui. Como toda equipe de trabalho, a escolha das mulheres que comporão qualquer time é muito importante. Então essa harmonia entre as personagens dessa nova diretoria não é por acaso. Ela tem a ver com a escolha. Não adianta unir apenas cabeças femininas (ou mesmo cabeças masculinas) se o foco for a disputa, o ego, a vaidade, a competição entre cargos... Nem sempre acertamos, é verdade, mas fica mais difícil de errar quando a escolha é feita por mulheres, para mulheres...

 

Qual sua visão sobre o mercado para o chocolate bean to bar no Brasil e no mundo? Como você vê os desafios do setor, perspectivas, entre outros aspectos de seu olhar sobre este tema...?


O Bean to Bar é o futuro do chocolate, assim como os outros mercados de alimentos e bebidas em geral que estão selecionando e valorizando o que é menos processado industrialmente e aquilo que tem menos ingredientes artificiais. Seguindo o caminho das cervejas e cafés especiais, o Bean to Bar encontrará seu lugar no mercado de alimentos saudáveis, artesanal gourmet, alimentação moderna, mas o caminho não é fácil. Educar o público consumidor que costuma pagar pouco por barras de chocolate, mesmo as importadas, ainda será um longo percurso. Essa “educação” depende de muitos pontos diferentes de esclarecimento. Esses pontos vão desde os processos específicos de beneficiamento das amêndoas do cacau especial nas origens, passando pela pureza de ingredientes nas receitas, até o aspecto sustentável do chocolate bean to bar (Sustentabilidade ecológica, econômica e social), Esclarecer tudo isso em poucas palavras, infográficos e vídeos de qualidade que é o que o público geral mais consome hoje em dia, é bem desafiador.

Os recursos individuais das marcas também são pequenos e esse é uma das razões que fizeram florescer a Associação. A indústria tem o poder do marketing forte e já está incomodada com nosso mercado. Tem lançado alguns produtos com linhas de design de embalagens e terminologias semelhantes ao Bean to Bar, porém, o nosso chocolate tem um story telling muito verdadeiro, baseado na experiência humana de cada produtor de cacau e chocolate, e esse poder de marketing não é rebatível facilmente.


Quais são as próximas ações da Associação Bean to Bar?


Ainda neste ano, faremos a Bean to Bar Chocolate Week Virtual, em meados de novembro, mas ainda sem data 100% confirmada.

Esse ano foi muito atípico, então foram poucas as ações para publico geral.

O grupo de WhatsApp está sempre discutindo ações e só esse ano já geramos dois subgrupos diferentes. Um para a discussão sobre embalagens compostáveis e outro para a certificação “selo de qualidade Bean to Bar” pela Associação. Estamos a caminho de boas ações para os profissionais do nicho e também com outras ideias para educação do público consumidor.


Como funciona para novos associados ingressarem na Associação? Quais são os pré-requisitos e fluxo para inscrição?


No nosso site www.beantobarbrasil.org tem o botão “Associe-se” e lá estão todas as instruções para o ingresso.


O contato oficial da Associação para  consultas e mais informações é 

contato@beantobarbrasil.com.br  e através do Instagram @beantobarbrasil



Conversa com Juliana Aquino publicada em 30/09/2020 por Juliana Ustra

para blog Chocolatenobrasil.blogstpot.com.br



Credito das imagens: do acervo da Associação Bean to Bar Brasil cedidas para esta publicação. 

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