Retrospectiva 2019 - Projeto Chocolate no Brasil (Parte 1)


O ano de 2019 para o Projeto Chocolate do Brasil foi emblemático! 
Tenho orgulho da trajetória realizada, de forma muito orgânica, com muita alma e muito propósito. 



Muitas parcerias, muitos desafios, muitos projetos saíram do papel, outros ainda estão por vir..

Algumas ações deram muito certo, outras nem tanto, mas tudo faz parte do aprendizado. E, muitas vezes ações muito inusitadas foram realizadas, enquanto outras mais clássicas foram mais vagarosas para se executar. O ritmo desta orquestra chamada mercado é percebido a cada movimento do projeto, e 2019 foi um período de muita avaliação e ajustes de escopo, e muita ação realizada!


Estive em vários Estados brasileiros levando este projeto, com mais intensidade em relação à interface do chocolate do Brasil com outros alimentos e bebidas icônicos, através destas minhas ações de projeto. Estreitando assim este alimento clássico à Gastronomia, quebrando um pouco do paradigma de que ele seja somente guloseima...e mostrando que sim, chocolate pode ser um alimento saudável, saboroso, rico em sensações e em conteúdo também. E, com muita brasilidade, sim!



Estive em eventos gastronômicos importantes no cenário nacional, como por exemplo o Fartura, em Tiradentes e em Belo Horizonte e em Porto Alegre. Nestes festivais, vi o quanto a força da Gastronomia é impactante para o turismo, para o agronegócios, economia, sustentabilidade, inovação, entre outras questões. Tive vários insights a partir deste ponto de vista!


Em maio de 2019, o Projeto Queijos e Chocolates do Brasil foi lançado em grande estilo, em Canela, RS, dentro do Férreo Restaurante. Ação construída, pensada e repensada por quase um ano, em parceria com o jornalista gastronômico mineiro Eduardo Tristão Girão. O inicio desta viagem gastronômica se deu dentro de um vagão-restaurante de trem, original dos anos 20, numa estação de trem da cidade de Canela, onde o município escreveu seus primeiros capítulos. Apresentamos juntos uma degustação comentada de queijos e chocolates vindos de todo o Brasil, desde a Ilha de Marajó no Pará, de SP, MG, RS e do SE. Um deleite para os participantes, pois as combinações ultrapassaram o limite do inusitado, foi realmente um espetáculo sensorial para todos. 







Na minha terra natal, Pelotas no RS, realizei eventos também. Um deles em parceria com o Engenho São Paulo, uma loja voltada à decoração. Evento numa loja? Sim, loja linda onde a ação foi voltada para arquitetos e decoradores vivenciarem uma experiência gastronômica única entre Chocolates do Brasil e Vinhos da Campanha Gaúcha. Um momento especial tanto para esta ação gastronômica como para mostrar os conceitos, produtos e história da empresa (e que história!), e trazer para um mesmo espaço pessoas com interesses afins. Foi bárbaro! 



(Evento no Engenho São Paulo, Pelotas, RS). 


O Fartura Belo Horizonte, um evento descontraído e muito dinâmico, aberto ao publico junto ao prédio da Orquestra de Belo Horizonte. Nesta ocasião realizei uma degustação comentada com o especialista mineiro em queijos artesanais, o jornalista gastronomico Eduardo Girão. Lá apresentamos a uma platéia lotada, uma combinação única de queijos e chocolates bean to bar, exclusivamente mineiros. Um sucesso! 







Durante o FARTURA PORTO ALEGRE, no casarão dos Destemperados, saliento o quanto esta ação foi diferente das demais deste projeto. Nesta em especial, a gerência do Fartura me "encomendou" um evento informal. O que seria mais informal do que os eventos que normalmente conduzo? 
Respondo facilmente: Lidar com a situação como se estivesse entre amigos.  Apresentei 20 barras de chocolates de todas marcas apoiadoras do projeto e o publico foi escolhendo algumas para serem abertas. A cada barra desvendada, lemos rótulos, conversamos sobre sabores, texturas, inclusões e foi uma situação muito rica para todos. Recomendo a experiência!




Em novembro, em Gramado, no maior evento brasileiro do trade do turismo nacional e internacional, o Festival Internacional de Turismo de Gramado (FESTURIS), ocorre o Meeting do Festuris. Este é um espaço de muito conteudo e experiências, voltado ao fortalecimento da rede deste trade. Realizei oficinas de degustaçao de chocolates brasileiros para profissionais deste setor. Foi incrivel pois chocolate não é só um alimento, e sim, também é visto como produto turístico mundo a fora. 





Quer saber mais do que aconteceu? Leia a parte 2 desta linda retrospectiva de 2019! 



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