Chocolate brasileiro encontra Arquitetura e Design






Abrir uma barra de chocolate leva à indulgência, quando bem formulada, quando apresenta ingredientes de excelência, quando se mostra o "terroir", e lógico, para quem aprecia chocolate.

Através do Projeto Chocolate do Brasil, que conduzo desde 2013, com objetivo de mostrar o que este país está fazendo de melhor em chocolates especiais, realizo pelo Brasil inúmeras experiências gastronômicas e também palestras sobre o tema. (inclusive conectando chocolate a outros alimentos e bebidas brasileiros).


Surgem, porém curiosidades diversas, pois quando falo em chocolate do Brasil, ele é mostrado aqui como protagonista de um cenário especifico, onde se levam em conta fatores significativos. Um deles, talvez o primeiro no ranking, seja a sustentabilidade, logo a saúde, e por último a questão sensorial. Ah, e quando falo de sustentabilidade, sim, é contando com todos seus pilares: social, ambiental e econômica. 



Bem, ainda assim, alguns comentários são recorrentes, assim como algumas questões. 

Uma delas é a questão estética e funcional das marcas de chocolates. Os elogios às barras que levo aos eventos, é recorrente. Muitos ainda comentam que nem sabiam que no Brasil havia algo assim, referindo-se sempre a concorrentes estrangeiros, que se mostram aií pelo mercado mundial. 

Bem, qual é o insight então? Mostrar os chocolates do Brasil em abordagens diversas, para "conversar" com públicos que possuem interesses distintos. Fazer o personagem "chocolate do Brasil" circular em esferas diversas, onde será destacado através de seus atributos. 

Neste primeiro momento, lança-se então o Workshop sobre Arquitetura, Design e Chocolate. A primeira edição ocorre em Pelotas, no RS, em parceria com a Loja Anteparo da aquiteta Renata Gastal. 

A ideia deste evento é descortinar cases de design de marcas de chocolates, levando desde o nosso acervo, exemplos muito ricos, muito pautados em conceitos incríveis. Outro objetivo é estimular o participante a querer adentrar o universo do Chocolate do Brasil, entender o que está acontecendo por aqui, seus impactos, seus sabores e todas nuances deste produto icônico para o consumo e hábitos alimentares.

Um dos conceitos que se destaca com mais frequência no acervo que levarei é o da Brasilidade. Mas vem muito mais por aí!

Quando em entrevistas às marcas apoiadoras do Projeto Chocolate do Brasil, encontrei tantas histórias reais e incríveis, que me surpreenderam tanto, que só quero poder compartilhar. 

Os detalhes (e que detalhes!), ficam para serem comentados ao grupo participante.



Minha conclusão é que numa barra de chocolate especial podem vir contadas tantas informações, que este alimento, se transforma num livro, convidando à uma extensa leitura. Estão presentes historias familiares, tradições, religiosidade, cultura, mitos, lendas, economia, fauna e flora, e tantos outros elementos, que mostrarei neste Workshop. 

O propósito é mostrar este panorama, é aproximar as marcas brasileiras do mercado, estimular o consumo de chocolate e lógico, servir como inspiração para projetos de empreendimentos diversos. 

Além da questão de barras, marcas e design, está a questão de arquitetura comercial de lojas de chocolate. Outra pauta extensa e riquíssima em conceitos dos mais variados possíveis. E tudo isto vamos conversar por lá! Imperdível!



SERVIÇO:

O Que? WORKSHOP ARQUITETURA, DESIGN E CHOCOLATE
Quando? 13 fevereiro das 19h às 21h
Onde? Loja Anteparo, em Pelotas, RS

Inscrições somente antecipadas pelo WhatsApp (53)991024514 ou email chocolate@ustra.com.br

Vagas limitadas!

Acompanhe esta e outras ações pelo instagram @chocolatenobrasil 

por
Juliana Recuero Ustra
08/02/2020
Blogchocolatenobrasil


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