Chocolate brasileiro encontra Arquitetura e Design
Abrir uma barra de chocolate leva à indulgência, quando bem formulada, quando apresenta ingredientes de excelência, quando se mostra o "terroir", e lógico, para quem aprecia chocolate.
Através do Projeto Chocolate do Brasil, que conduzo desde 2013, com objetivo de mostrar o que este país está fazendo de melhor em chocolates especiais, realizo pelo Brasil inúmeras experiências gastronômicas e também palestras sobre o tema. (inclusive conectando chocolate a outros alimentos e bebidas brasileiros).
Surgem, porém curiosidades diversas, pois quando falo em chocolate do Brasil, ele é mostrado aqui como protagonista de um cenário especifico, onde se levam em conta fatores significativos. Um deles, talvez o primeiro no ranking, seja a sustentabilidade, logo a saúde, e por último a questão sensorial. Ah, e quando falo de sustentabilidade, sim, é contando com todos seus pilares: social, ambiental e econômica.
Bem, ainda assim, alguns comentários são recorrentes, assim como algumas questões.
Uma delas é a questão estética e funcional das marcas de chocolates. Os elogios às barras que levo aos eventos, é recorrente. Muitos ainda comentam que nem sabiam que no Brasil havia algo assim, referindo-se sempre a concorrentes estrangeiros, que se mostram aií pelo mercado mundial.
Bem, qual é o insight então? Mostrar os chocolates do Brasil em abordagens diversas, para "conversar" com públicos que possuem interesses distintos. Fazer o personagem "chocolate do Brasil" circular em esferas diversas, onde será destacado através de seus atributos.
Neste primeiro momento, lança-se então o Workshop sobre Arquitetura, Design e Chocolate. A primeira edição ocorre em Pelotas, no RS, em parceria com a Loja Anteparo da aquiteta Renata Gastal.
A ideia deste evento é descortinar cases de design de marcas de chocolates, levando desde o nosso acervo, exemplos muito ricos, muito pautados em conceitos incríveis. Outro objetivo é estimular o participante a querer adentrar o universo do Chocolate do Brasil, entender o que está acontecendo por aqui, seus impactos, seus sabores e todas nuances deste produto icônico para o consumo e hábitos alimentares.
Um dos conceitos que se destaca com mais frequência no acervo que levarei é o da Brasilidade. Mas vem muito mais por aí!
Quando em entrevistas às marcas apoiadoras do Projeto Chocolate do Brasil, encontrei tantas histórias reais e incríveis, que me surpreenderam tanto, que só quero poder compartilhar.
Os detalhes (e que detalhes!), ficam para serem comentados ao grupo participante.
Os detalhes (e que detalhes!), ficam para serem comentados ao grupo participante.
Minha conclusão é que numa barra de chocolate especial podem vir contadas tantas informações, que este alimento, se transforma num livro, convidando à uma extensa leitura. Estão presentes historias familiares, tradições, religiosidade, cultura, mitos, lendas, economia, fauna e flora, e tantos outros elementos, que mostrarei neste Workshop.
O propósito é mostrar este panorama, é aproximar as marcas brasileiras do mercado, estimular o consumo de chocolate e lógico, servir como inspiração para projetos de empreendimentos diversos.
Além da questão de barras, marcas e design, está a questão de arquitetura comercial de lojas de chocolate. Outra pauta extensa e riquíssima em conceitos dos mais variados possíveis. E tudo isto vamos conversar por lá! Imperdível!
SERVIÇO:
O Que? WORKSHOP ARQUITETURA, DESIGN E CHOCOLATE
Quando? 13 fevereiro das 19h às 21h
Onde? Loja Anteparo, em Pelotas, RS
Onde? Loja Anteparo, em Pelotas, RS
Inscrições somente antecipadas pelo WhatsApp (53)991024514 ou email chocolate@ustra.com.br
Vagas limitadas!
Acompanhe esta e outras ações pelo instagram @chocolatenobrasil
por
Juliana Recuero Ustra
08/02/2020
Blogchocolatenobrasil
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