Conheça a Espírito Cacau, uma marca tree to bar capixaba


Empresa: Espirito Cacau apresentada por Paulo Gonçalves
Origem: Linhares / Espirito Santo





Sou empreendedor com tradição de quatro gerações no segmento da cacauicultura. Adquiri conhecimento e técnica através da experiência da minha família e de estudos e pesquisas. Viajei por diversos países onde aprofundei meus conhecimentos sobre o processo de produção de cacau e chocolate até conseguir desenvolver um produto diferenciado, saboroso, 100% natural e sem conservantes. Produzimos um chocolate com sabor e aroma apurados, onde  utilizo o cacau produzido em nossa fazenda que fica em Linhares, no Espírito Santo.



Nós somos a quarta geração de produtores de cacau e a segunda de exportadores de cacau e chocolateiros. Meu pai começou com a Chocolate Vitória na década de 1970, depois vendeu a empresa e eu retornei a fazer chocolate em 2001, quando criei a Espírito Cacau.




Sou um produtor tree to bar, o que me permite vivenciar todo o processo de produção e fazer ajustes para levar ao consumidor um chocolate puro, com qualidade superior e o terroir diferenciado da nossa região. Nosso chocolate possui alto teor de cacau e é produzido com cacau cultivado em fazendas próprias. Para prepará-lo fazemos uma rigorosa seleção de amêndoas de cacau maduras que são submetidas a um processo de fermentação controlada e depois secadas em estufas solares. Possuímos a certificação UTZ e somos considerados pioneiros na produção de cacau de origem do Brasil.





Nossa lavoura de cacau é feita com plantas selecionadas, adubadas e irrigadas sob rigoroso controle técnico. Além de toda a tecnologia aplicada, consequência de muitos anos de pesquisa, nossas fazendas são banhadas pelas águas do Rio Doce que proporcionam uma terroir especial, proporcionando o equilíbrio perfeito entre a qualidade e o sabor.




Nossos chocolates são elaborados em Serra, no Espírito Santo, em uma indústria com um parque fabril totalmente automatizado, o que consolida posição da Espírito Cacau como a maior empresa em escala de produção de chocolates de massa de cacau do Brasil. Na fábrica produzimos chocolate através do processo de concheamento a seco para retirar a umidade e dar maior shelf life (vida de prateleira) para o produto. Além disso nosso refino é de 18 micras, igual ao dos chocolates europeus, o que proporciona mais cremosidade e maciez aos nossos produtos. Nossa loja conceito localiza-se em Vitória, onde os consumidores podem conhecer toda a linha de chocolate natural, funcional e com o terroir de origem do Espirito Santo. 





O Espírito Santo sempre teve tradição em associar o cultivo de cacau no Norte do Estado e produção de chocolate com o turismo. As fazendas de cacau da região do Vale do Rio Doce estão em uma região muito bonita, que já atrai muitos turistas. Além da marca Garoto que foi referência na produção de chocolate que qualidade no País durante muitos anos, a nossa empresa, a Chocolate Vitória, foi uma das pioneiras a produzir chocolate para o food service.





A base de um bom chocolate é o cacau. Se o cacau não for um fruto selecionado, de qualidade, fermentado corretamente não tem como produzir um produto premium.  Nosso chocolate possui alto teor de cacau e ​é elaborado a partir de uma rigorosa seleção de amêndoas de ​cacau premium fino​. ​O resultado desse processo é um chocolate muito mais saudável, rico em sabor e aroma.



O grande diferencial do nosso chocolate é que ele é feito com 70% de massa de cacau, açúcar demerara orgânico e lecitina de girassol, totalmente naturais, o que apontamos como grande diferencial da marca. Com exceção do chocolate 31% cacau, que é ao leite, todos nossos outros produtos são veganos. Nenhum deles ontém gordura hidrogenada, nem conservantes aromatizantes e glúten, podendo também ser consumidos por pessoas com restrições alimentares, com intolerância ao glúten e a lactose. 



O mercado de chocolates vem amadurecendo nos últimos anos no Brasil.  Muitos consumidores, além de buscarem sabor e qualidade, também querem produtos saudáveis, o que acaba nos favorecendo.  Hoje o consumidor pesquisa e busca mais informações para saber o que realmente está consumindo. Enquanto os chocolate de outras marcas levam massa e manteiga de cacau, cacau em pó, açúcar e lecitina de soja, além de poliglicerol, aromatizantes, gorduras do leite, glúten e gordura hidrogenada, os nossos produtos são 100% naturais, feitos apenas com massa de cacau, açúcar orgânico e lecitina de soja, diferencial que ganhou mais em destaque nas nossas novas embalagens.

O grande segredo para apreciar um bom chocolate tree to bar é primeiro saber como ele é feito. Quanto menos ingredientes, mais puro é o chocolate e melhor é o produto. Também é importante saber se o produto é certificado e qual é a sua origem.


Relato de Paulo Gonçalves para Juliana Ustra
em 12/03/2020



*Todas fotos são do acervo da empresa Espírito Cacau e foram cedidas para a entrevista. 

Comentários

Postagens mais visitadas