PÁSCOA COM CHOCOLATE DE VERDADE
Nesta semana intensificam-se as compras de chocolates para Páscoa.
Mimos doces, bem embalados, com surpresas infantis, com temas diversos, recheios inusitados, apresentações tradicionais e criativas, ovos e coelhos de todos tamanhos....
Mil apresentações para um dos produtos de maior valor agregado do mercado brasileiro, o Chocolate. Famoso por estar presente entre adultos e crianças na época de Páscoa, e também outros em eventos quando é presenteado e consumido.
Muito pouco se fala da ligação do chocolate com a Páscoa, muito menos do costume de apresentar chocolate em forma de ovos. Informações estas que agregam valor aos produtos desenvolvidos especialmente para este evento. Afinal, por que chocolate? Em resumo, a tradição está associada ao renascimento e quando se presenteia um símbolo de vida, esperamos que seja em chocolate de boa qualidade. Explicamos o porquê...
Chocolate é um produto originário do cacau. Cacau, um fruto que leva meses desde uma linda e delicada flor, até sua colheita, quando inicia imediatamente o seu processamento. Esta trajetória inicia dentro de uma floresta, de forma manual, onde amêndoas são extraídas, dando início a uma jornada longa até ser transformado em massa de chocolate.
O que poucas pessoas sabem é que no Brasil, estas plantações em sua maioria, estão dentro de florestas preservadas, onde não se desmatam outras espécies para cultivar cacau. Locais onde naturalmente a vida pulsa numa intensidade alta, onde coexistem muitas espécies nativas, muitas arvores de outros frutos, muitos animais.
A partir deste ponto, somente mãos extraem a polpa de cacau, com atenção, agilidade e precisão, para enviar para a casa de fermentação somente o material de boa qualidade. Durante a fermentação a natureza atua sabiamente, transformando esta polpa por alguns dias. A transformação segue na secagem, onde orquestra-se a retirada da umidade com sol, paciência e atenção.
Este produto percorre uma longa jornada até ser formulado finalmente como massa de chocolate, a qual é moldada, recheada e trabalhada de maneiras infinitas, conforme a criatividade de cada empresa.
Este caminho é longo. E quando falamos em Vida através do Chocolate, isso significa manter características benéficas e sensoriais deste fruto, por meio de fórmulas simples e totalmente possíveis.
De modo geral, poucos ingredientes num rótulo de chocolate, indicam qualidade. Se você ler massa de cacau, manteiga de cacau, provavelmente já se tem chocolate. Outros ingredientes somam-se aqui, como leite, açúcar, baunilha...e claro, também alguns ingredientes que são para manter estabilidade durante a vida de prateleira de um chocolate industrial. Mas atenção...quanto mais nomes estranhos ao público leigo, mais se roubam sabores, aromas e outras características talhadas com precisão pela natureza.
Então, se desejar saber o que é chocolate de verdade, leia o rotulo, pesquise e informe-se sobre o que pode ser considerado genuíno. Se pensar em presentear um símbolo de vida nesta Páscoa, que seja de chocolate de verdade e de preferência, que seja chocolate brasileiro.
Por
Juliana Recuero Ustra / Ustra Consultoria
10/04/2017
Parabéns! Excelente leitura para quem quer aprender a conhecer melhor este alimento tão singular.
ResponderExcluirVerdade, um alimento singular! obrigada pelo teu comentário!
ExcluirParabéns Juliana pelo texto autoexplicativo onde conseguimos aprender um pouco mais sobre o verdadeiro sentido do chocolate
ResponderExcluirMuito bom Juliana , excelente artigo
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirMuito legal o texto Juliana, no final das contas menos é mais. mm
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirExatamente este é o desafio, formular com menos e ofertar mais sabores e aromas genuínos vindos do cacau. Obrigada pelo teu comentário.
ExcluirSempre é necessária essa reflexão, apesar de que não há como ficarmos alheios aos produtos de larga escala. Atenção sempre ao que comemos! Abraço
ResponderExcluirObrigada! Também cremos que produtos de larga escala são importantes e também passíveis de apresentarem qualidade. um abraço!
ExcluirDelícia de texto, principalmente por abordar todo o histórico de fabricação de um chocolate de qualidade, que pode-se chamar de "alimento" e muda nossos conceitos de consumo. Parabéns!
ResponderExcluirParabéns pelo texto Profe Juliana. Excelente explicação do processo de obtenção do nosso delicioso chocolate!
ResponderExcluirAbraço.
Renata