Oficina de Degustação de Chocolate Brasileiro em Pelotas, RS

OFICINA DE DEGUSTAÇÃO DE CHOCOLATE BRASILEIRO
EM PELOTAS, RS 





Realizada a Oficina de Degustação de Chocolate Brasileiro em Pelotas, RS em 30 de setembro, promovida pela Ustra Consultoria, tendo como apoiadores marcas de chocolates brasileiros, Caracol Chocolates, Cuore di Cacao, Espirito Cacau, Fazenda Sagarana, Harald Unique, Nugali Chocolates e Var Chocolates.






O cenário foi o Espaço de Arte Daniel Bellora, um charmoso casarão histórico em Pelotas, RS, onde se respira historia, cultura e arquitetura. O ambiente da galeria de arte trouxe a tranquilidade necessária para que todos pudessem mergulhar no universo do chocolate.



Foi um evento intimista, para um grupo que ficou envolvido no assunto do inicio ao fim. Debates, curiosidades, questionamentos técnicos estiveram presentes, mas o mais significativo foi o encantamento visto nos olhos de cada um dos participantes. Realmente embarcaram na viagem proposta ao universo do cacau e chocolates brasileiros. 

O grupo encontrou surpresas a cada amostra de chocolates tree to bar, bean to bar e premium das 7 empresas brasileiras parceiras ao Projeto Chocolate Brasileiro da Ustra Consultoria. Esta experiência sensorial foi intensa, quando usaram os 5 sentidos para ler com atenção cada um dos chocolates brasileiros degustados.

Os chocolates deste evento tiveram origem no RS, SC, PR, SP, ES e BA. Cada um, lógico, com seu terroir específico. A personalidade de cada chocolate foi identificada após o grupo receber orientações para analisá-los às cegas, usando um roteiro tranquilo e possível de ser acompanhado até mesmo por iniciantes no assunto. 

Houve também uma contextualização da historia, da cultura, da economia referentes ao cacau ao chocolate no Brasil. Impossível não apresentar a questão da sustentabilidade, visto que a produção de cacau no Brasil tem como uma das suas características ser um sistema agroflorestal.

O próprio cacau esteve presente para que os participantes pudessem conhecer sua anatomia, sabores e entender alguns aportes de características sensoriais aos chocolates. Foi um dos pontos altos do evento!






Agradecemos à hospitalidade do Espaço de Arte Daniel Bellora.

Somos gratos igualmente aos parceiros incansáveis em aportar desde seus brilhantes chocolates e até sua energia para este Projeto sobre Chocolate Brasileiro, desenvolvido pela Ustra Consultoria. 

Aos participantes, agradecemos pelo envolvimento a este momento tão especial e a parceria em embarcar nesta viagem fascinante.



Comentários

Postagens mais visitadas