Conheça Angí, uma marca bean to bar do Mato Grosso do Sul


Empresa: Angí Chocolates
Origem: Campo Grande, MS, Brasil
Apresentado por Beatriz Branco



(Beatriz Branco)


Produzo chocolate bean to bar desde 2018, quando durante um curso do SEBRAE, o Empretec, a partir de um exercício prático e desafiador sobre empreendedorismo, criei a Angí. A idéia surgiu neste treinamento, onde um dos pré-requisitos era comercializar um produto totalmente alheio à sua área de atuação. Criei então barras de chocolates artesanais, elaborados com castanhas de baru e de guavira com cachaça, ingredientes bem regionais do Mato Grosso do Sul. Achei que este projeto seria somente para fins didáticos, mas o mercado começou a demandar meus chocolates e as encomendas não pararam mesmo após o término do curso. Quando então decidi entender mais sobre o processo produtivo, fiz vários cursos e mergulhei pra valer no mundo do chocolate bean to bar. 

A marca Angi é uma homenagem linda às arvores e ingredientes do Pantanal. Tanto em seu nome inspirado na árvore Angico, quanto em suas embalagens, com fotografias de árvores típicas desta região. 



Para mim ser produtora de chocolate bean to bar significa se envolver profundamente com o processo do “fazer” chocolate. E, estou me dedicando intensamente a cada etapa do processo, para entender sobre a complexidade dos ingredientes, produtores, locais onde são cultivados os ingredientes e como trabalhá-los da melhor maneira possível.



Tendo crescido em cidades pequenas do interior do Mato Grosso do Sul como Coxim e São Gabriel d’Oeste, achei uma boa ideia homenagear o Pantanal usando ingredientes como os frutos, insumos e as castanhas desta região para dar sabor aos meus chocolates. Para mim, a desvalorização dessa área do país sempre foi uma lacuna que nenhum negócio conseguiu explorar e que me sinto desafiada a fazer.




Na minha região, o consumo do chocolate é algo novo e vejo que eu fui pioneira na forma como o produzo e coloco no mercado. Claro que sei que ao aglutinar o chocolate aos ingredientes locais, provenientes de comunidades extrativistas do Pantanal e do Cerrado, isso pode e proporciona de fato oportunidades de turismo de base comunitária e também através de eventos gastronômicos e culturais nas regiões ribeirinhas do Pantanal.




Acredito que a união de matéria-prima de qualidade com a técnica na produção, garantem qualidade no sabor do chocolate. Mas é muito importante educar o cliente, para que ele entenda também como apreciar um produto premium, neste meu caso, chocolates muito especiais e com sabores únicos, por conta dos ingredientes regionais.

Não acredito que tenho um segredo na formulação do chocolate, mas confio muito na forma como utilizo o storytelling e a biodiversidade do bioma do Pantanal para agregar cultura e experiência de pertencimento aos produtos feitos pela Angí. Este sim seria um "segredo" nosso a revelar ao mercado. 



Os fatores que mais dificultam é a burocracia brasileira, que não possibilita uma facilidade para qualquer empreendedor na área da alimentação, de crescer com facilidade, porém acredito na inovação e na capacidade de criar produtos únicos, cheios de brasilidade e regionalidades. 




Quanto ao segredo para apreciar um bom chocolate? Só posso sugerir que é estar presente e consciente de si, se abrir para o novo, ativar seus sentidos e deixar suas memórias e seus sentimentos serem envolvidos pelos sabores e aromas contidos no chocolate que você está saboreando. O meu papel como empreendedora e chocolatier da Angí é entregar um chocolate que surpreenda desde antes de abrir a embalagem e que seja uma forte referência aos sabores da minha terra!


Texto por
Beatriz Branco, 

Publicado por 
Juliana Recuero Ustra / Blog Chocolate no Brasil
em 31/08/2020

*Crédito das imagens: acervo particular da Angí Chocolates

Comentários

Postagens mais visitadas