Conheça Modaka Cacau de Origem, uma marca orgânica do Sul da Bahia



Modaka Cacau de Origem, apresentada por Patricia Viana Lima
Origem: Barro Preto, BA


(Patricia, Fernando e Áurea, Família Viana Lima)


Sou bisneta da região cacaueira, quarta geração do cacau. A nossa história começou em 1896 quando o doce Coronel Ramiro Nunes de Aquino, meu bisavô, veio de Sergipe para a Bahia e escolheu Itabuna e arredores para plantar cacau. Comprou muitas terras, a pecuária e o cacau eram os negócios da família.


(Avelina Sandes de Aquino e Ramiro Nunes de Aquino)


Na década de 70, meu pai, Fernando Botelho Lima e minha mãe, Áurea Maria Viana Lima, baiana, residentes até então no Rio de Janeiro, onde se conheceram e se casaram, mudaram-se para Itabuna, assumindo a fazenda recebida de herança dos meus avós maternos, José Rodrigues Viana e Áurea Nunes Viana, continuando a tradição da família no cacau. Essa é a fazenda São José, a que trabalhamos até hoje.


                                     (Áurea Nunes Viana e José Rodrigues Viana)

Entre a década de 70 e 90, o Sul da Bahia viveu a época áurea do cacau onde a produtividade era espetacular e o cacau era considerado uma moeda de ouro.

A crise começou com a chegada da Vassoura de Bruxa no início dos anos 90 e a produtividade caiu assustadoramente. A CEPLAC, órgão da Lavoura Cacaueira, tentou emplacar muitos planos de recuperação mas o fungo foi avassalador e arrasou com a região. Meu pai sempre lembra que a receita do cacau já representou 67% do PIB da Bahia, onde muitos investimentos foram feitos em toda o Estado, como o Pólo Petroquímico em Camaçari, Centro Industrial de Aratu, a UESC (Universidade do Estado de Santa Cruz), o Centro Administrativo de Salvador entre outros, e no entanto, os produtores até hoje lutam por suas melhorias.


                                          (Fazenda São José)

Enfim, tínhamos que reinventar o negócio rural, porque viver só de cacau já não era mais possível. No ano 2000, meus pais entraram na Cooperativa Cabruca, sediada em Ilhéus, cooperativa dos produtores orgânicos do Sul da Bahia, onde todos os produtos eram super bem vindos: cacau, pupunha, açaí, cupuaçu, pimenta do reino, e por aí vai, sendo que o volume maior sempre foi o cacau e o foco até então era a exportação dessas amêndoas para a Europa, prioritariamente França e Suíça, que na época era o mercado que valorizava o cultivo orgânico e pela facilidade dos gestores estrangeiros. Ano passado a Cooperativa fez 20 anos de fundada e graças a Deus meu pai está lá desde o primeiro ano.


(Fernando Botelho Lima)

Voltando ao ponto de reinventar o campo, em 2004 meu pai construiu uma estrutura de polpa com uma câmara frigorífica de 24 toneladas e que não foi a diante pelo baixo valor agregado. Mas, em 2008 meu pai comprou a nossa primeira melanger e minha mãe começou a brincar com o cacau e derivados na sua cozinha ainda de forma muito artesanal. E, aí surgiram diversos produtos: geléias de frutas como cacau, cajá, jabuticaba, manga, acerola, pitanga... tudo da nossa floresta... assim como também surgem os derivados de cacau até o chocolate... from tree to bar de verdade!!!


(Áurea Maria Viana Lima)


Em 2012 fundamos o Modaka* Cacau Gourmet que dois anos depois vira Modaka Cacau de Origem. Somos a família Viana Lima junto com os nossos colaboradores e parceiros, trabalhando e oferecendo uma experiência em cacau e derivados... da plantação até a barra de chocolate, tudo caminhando e se transformando de maneira orgânica dentro de um sistema agroflorestal chamado Cabruca... a Mata Atlântica deixa de ser virgem para ser um sistema de Conservação Produtiva. Essa é a nossa atual bandeira, fazer artesanalmente produtos ORGÂNICOS e de ORIGEM!!! Estamos escrevendo uma nova página, onde o cacau deixa de ser uma moeda de ouro e passar a ser a sua essência Theobroma Cacao, o verdadeiro alimento dos Deuses!!!


Modaka*: o nome surge da minha conexão com a divindade indiana chamada Ganesha, imagem representada pelo elefante. Esse Deus Hindu vibra tirar os obstáculos e ir na direção da prosperidade. Como nos rituais (pujas) para Ganesha compartilha-se esse docinho que tem essa vibração, então dei o nome do nosso chocolate de Modaka (palavra em sânscrito).




SER um produtor de chocolate TREE TO BAR pra nós significa ter LIBERDADE... podemos controlar e brincar com a nossa própria matéria prima, descobrindo a magia do cacau nas suas diversas formas, onde a criatividade é infinita, aprendendo a explorar potencialidades e possibilidades de aromas e sabores, utilizando os resíduos de maneira consciente devolvendo a terra, honrando a grandeza da nossa Mãe, Gaia!!! É ancestral, é muita história, é muita paixão e amor de verdade!!! É muito importante que o mercado saiba que somos TREE TO BAR, e que somos certificados pelo IBD como orgânicos há 20 anos e desde 2017 cuidamos do campo (roças) com práticas biodinâmicas. Como falei anteriormente, na ideia de se reinventar para agregar valor, partimos para fazer o cacau de qualidade, trabalhando a nossa amêndoa desde a colheita até a secagem e depois no processamento, da seleção das nossas melhores amêndoas até o chocolate, fabricando e comercializando também o nibs, líquor, amêndoas crocantes (criação da mamãe “risos”), manteiga de cacau, cacau em pó, e diversos sabores de chocolate 70% cacau e inclusões com café, nibs, sal, crocante, como também brincando com as frutas desidratadas da nossa maravilhosa floresta como a banana e a jaca. Esse ano já começamos a fazer muitas alquimias com outro Theobroma primo irmão do cacau – o cupuaçu. E, aguardem as novidades que já já virão as pesquisas com “nuts” brasileiras e especiarias como castanha do Pará, pimentas e por aí vai...


                                      (Patricia Viana Lima)

Gostaria de dizer que temos muitos sonhos, uns já realizados, e outros encaminhados e/ou a se realizar, mas queremos compartilhar... fazemos tudo na nossa própria fazenda, desde a plantação até o chocolate, somos apaixonados... tudo é cuidado e feito com muito amor para que vocês sintam o nosso sabor, nosso cheiro de floresta... e se quiserem vir até aqui será um prazer!!! Estamos situados no município de Barro Preto, 1h do aeroporto de Ilhéus e/ou 6h do aeroporto de Salvador. Já recebemos visitação, ainda informalmente, sob agendamento, mas já temos como levá-los a experiências incríveis na nossa Origem.

Como somos a Família Viana Lima trabalhando junto, o nosso negócio é próximo ao modelo europeu de cultivo ao processamento. Daí o nosso foco também é o turismo de experiências, onde no nosso meio rural mostramos ao turista toda a cultura do cacau desde a plantação até o chocolate.


Falei anteriormente que SER um produtor de TREE TO BAR pra nós significa ter LIBERDADE, e respondendo ao quesito QUALIDADE, agora vou acrescentar a responsabilidade e consciência de controlar todo o nosso processo produtivo, desde a renovação das roças ou quadras passando pela colheita, seleção dos frutos, quebra, fermentação, secagem, armazenamento, seleção das amêndoas, torra ... até o chocolate. Sinto que quanto mais nos apropriamos das novas tecnologias e do conhecimento estamos no caminho da qualidade, por isso é fundamental para nós a orientação técnica tanto no campo quanto na fábrica. E, considero que estamos em constante aprendizado e trocas internas e externas para a melhoria dos nossos processos. É muito claro pra mim que o estágio de cada fazenda, qualidade do cacau e chocolates estão geralmente associados ao envolvimento do proprietário e disponibilidade de recursos para tal investimento. Nós enquanto Fazenda São José e Modaka, caminhamos dentro da nossa realidade e estamos fazendo de forma orientada o que nos é possível, mas é importante dizer que a consultoria, os treinamentos, as reciclagens, enfim tudo o que está ao nosso alcance estamos absorvendo e colocando em prática para obtermos mais sucesso na realização dos nossos sonhos.




O nosso maior segredo é vender saúde, por isso cuidamos da nossa matéria prima... no campo somos orgânicos há 20 anos e há 3 anos começamos a implementar práticas biodinâmicas. E na fábrica focamos em vender cacau saudável. Queremos que os nossos parceiros, familiares, amigos clientes comam cacau de verdade!!!

Quanto a formulação temos o 100% sob encomenda, mas focamos no 70% cacau e fazemos algumas variações de sabor com inclusões. Usamos cerca de 1% de manteiga de cacau da nossa própria origem apenas para amaciar a melanger e seguimos com o líquor e o açúcar, utilizando sempre ingredientes orgânicos. O Modaka já nasceu orgânico.

Nesse momento de pausa, estou tendo tempo para as minhas pesquisas. Estou me concentrando em testes para futuros lançamentos, vim de São Paulo cheia de ideias e algumas novidades boas estarão por vir (risos), dá um friozinho na barriga, mas aguardem!!! Sigo confiante na minha intuição.

O chocolate é um produto feito em diversas partes do mundo com diferentes tecnologias e formulações de diversas origens. Ou seja, tem muita coisa boa e gostosa por aí. Mas vender é sempre o maior desafio. Eu foco em parcerias/pontos de venda que entendam e valorizam a nossa história, conceito e foco.

Pra mim, apreciar um chocolate, é muito parecido com o início de uma prática de Yoga. Primeiro, respira profundamente para entrar num estado de presença, dar uma leve mordida para quebrar a barra e deixar que o chocolate se dissolva na língua e com muita calma e tranquilidade, deixar que os sentidos captem todas as suas possibilidades de aromas e sabores... nesse estado de presença a viagem está garantida!!!


Texto por Patricia Viana Lima

publicado em 12/06/2020
por Juliana Recuero Ustra 



Créditos das fotos:
@analee
@debora70
acervo particular de imagens de Modaka Cacau de Origem





  



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas