Conexões através do Chocolate


silhouette of three woman with hands on the air while dancing during sunset


Estive nesta última semana resgatando a publicação dos cases de empresas do chocolate do Brasil, para trazer mais janelas abertas ao mercado. Uma a uma, apresento marcas que mostram suas famílias e suas histórias pessoais entrelaçadas à sua trajetória no cacau e no chocolate. 

Encontro gerações juntas à mesma terra e às suas produções, herdeiros do desafio de ser empresário do agronegócio no Brasil. Confesso que me sinto honrada em poder perpetuar num texto as fotos de antepassados sendo publicadas junto aos registros atuais destas mesmas famílias. Além de ser um meio para que sejam conhecidos estes relatos completos de muito trabalho, muita superação e muito amor pelo que se faz. 

Percebo em minhas entrevistas e conversas, o cuidado para que se respeitem o quê e quem já passou, bem como para que também as próximas gerações amem igualmente o cacau e o chocolate. Nestas trocas entre passado, presente e futuro, me deparo com um país rico em tantos saberes, em tanta terra, em tanto verde e em muitos elos de uma cadeia complexa. E, neste contexto entendo que cacau e o chocolate tem o poder de conectar pessoas de uma forma sem precedentes.

Entre estes últimos meses em casa, tivemos Páscoa, Dia das Mães e nesta última semana Dia dos Namorados. Inicialmente datas comemorativas importantes, ainda que um tanto comerciais, mas que neste ano foram vividas de formas diferentes, talvez com mais intensidade ainda. E, o que estas datas tem em comum? A possibilidade de presentear com chocolate. 

Ele é uma guloseima divertida, passando por um alimento que pode ser saudável, dependendo de sua fórmula, mas o chocolate vai muito além. Efetivamente conecta pessoas, e quando falo neste elo, não me refiro a quem presenteia e quem recebe, conecta efetivamente estas famílias produtoras aos seus parceiros, aos seus fornecedores e aos seus clientes. Chocolate materializa esta forte energia de realização, bem como todo o cuidado aos detalhes desde o acompanhamento da mata até o embalar de barras, um a uma. Todos segundos destas etapas de construção deste alimento mágico são importantes. O chocolate não se faz sem a interferência humana a processos que foram desenhados perfeitamente pela natureza, enquanto realizados no campo, nem mesmo quando se passa para o ambiente mais tecnológico, quando já em uma fábrica.

Para quem desconhece a química do chocolate, conto que uma vez a rede cristalina entre as suas moléculas se forma, é a partir dali que os ingredientes se ligam e efetivamente se transformam em chocolate. Uma reação irreversível. Deste ponto adiante, não se separa mais o cacau do restante, bem como acontece com as relações que independem de tempo e de espaço entre as pessoas que estão conectadas de verdade. 

Logo, trago a questão bioquímica, lembrando que as sensações experimentadas durante o consumo de chocolate, são reais e são fruto de substâncias naturais que promovem bem-estar e felicidade. Assim como já é comprovado que cacau e chocolate com alto teor de cacau estabelece um maior fluxo sanguíneo no organismo, aumentando atenção e a disposição. Assim, quando ao presentear ou provar um chocolate assim, o humor e toda energia se alteram de fato. Independente do que se pretende realizar. 

Ainda temos as questões afetivas trazidas pela memória, ressaltando sensações e/ou momentos agradáveis junto a quem se ama. Este gatilho nos leva ao passado e nos faz preferir um ou outro alimento, nos remete a este espaço de compartilhamento gastronômico, de experiências memoráveis ou até mesmo simples, mas com muito significado. E sim, o chocolate cumpre muito bem este papel. 

Minha intenção aqui é promover que chocolates brasileiros sejam causa e efeito para conexão entre pessoas, independendo de datas festivas, e sim de momentos felizes e significativos. Para tal, há inúmeras marcas brasileiras tree to bar e bean to bar prontas para trazer "no colo" o chocolate ao seu momento mais especial. Venha saber mais em nossas lives no instagram @chocolatenobrasil e em outras postagens deste blog sobre chocolate do Brasil. 

...

Uma homenagem às conexões verdadeiras que se formam através do cacau e do chocolate.



Juliana Recuero Ustra
publicado em 15/06/2020
no blog Chocolate no Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas