Projeto Crianças e Chocolate do Brasil - Amostra 2

Diário do Projeto Crianças e Chocolate do Brasil
Dia 2 de degustação 

A amostra degustada no dia 18 de março foi o da Fazenda Sagarana 61% cacau ao leite, uma marca do sul da Bahia do tipo bean to bar. Foi sorteada por nós dentro das possibilidades disponíveis no nosso acervo. 



Gostaria de comentar que as anotações foram preenchidas tal e qual na ficha de degustação, e anotei alguns comentários orais da degustadora mirim.

1. O que gostaria de perguntar ao chocolatier? 

Gostaria de perguntar se ele mora na casa da embalagem. - Ao passar estas respostas ao dono da Fazenda Sagarana, ele confirmou à ela que sim, é a casa está presente na fazenda que produz cacau para este chocolate. 






2. De onde vem? 

Bahia. Isto se pode ler bem fácil aqui na embalagem. - muito importante ter referência à origem geográfica do chocolate, quanto mais transparência e informações no rótulo melhor, e para os mais avançados nesta aventura, indica possíveis sabores característicos ao terroir de cada cacau.


3. O que achou da embalagem?

Achei perfeita, segura e muito bonita. - o humor da degustadora ontem não estava dos melhores, logo os atributos estão num texto mais objetivos. 





6. Que barulho faz?

um barulho macio. - se deve à textura cremosa do chocolate que é intenso mas leva leite em sua formulação. 


7. Gostou do formato da barra (design)? 

Achei bonito, mas não gostei que tem só estas "divisórias", não facilita para quebrar em pedaços pequenos. - ela teve que usar a faca para quebrar nos pedaços ideais para a degustação. Lembrando que um chocolate mais intenso é consumido em menores quantidades, pois traz muito  mais informação sensorial num pequeno pedaço. 




8. Gostou? 

Sim, eu comeria todos os dias. - vejo que isto é um grande elogio a um produto, a intenção de consumir com frequência. 




9. Este chocolate te inspirou para alguma coisa?

Não, hoje não me inspirou nada. - prova de que a atenção e relaxamento são indispensáveis para uma boa degustação, até mesmo para uma criança. Num dia tenso deixe isto de lado, ou espere mudar de humor...ou tente mesmo assim!



Por 
C. (9 anos)

Redigido por

Juliana Ustra
em 18/03/2020 - dia 2 de quarentena voluntária, por conta de suspensão de aulas e de trabalho em home office)

Comentários

Postagens mais visitadas