Crianças e Chocolate do Brasil





Uma criança forma seu paladar nos primeiros anos de vida, recebe informação afetiva através da alimentação, montando seu acervo de memórias, preferências e opiniões sobre alimentos ao longo da vida. Pediatras recomendam a prova várias vezes de um alimento até que a criança entenda se gosta ou não, seu organismo é curioso, limpo de filtros e muito aberto às experiências.

São os melhores degustadores quando você ensina sobre os 5 sentidos, são atentos se você contextualiza o alimento e sua origem, história, cultura alimentar, geografia, nutrição e todos elementos que puder informar a este consumidor em formação. E mais, comunicam para adultos e outras crianças, formam opinião por onde bem entenderem.

O resultado é incrível, sincero e surpreendente!



Neste nosso projeto Chocolates do Brasil, entre outros objetivos, proponho aqui levar às crianças de qualquer idade, a experiência de provar chocolate de verdade, preferencialmente chocolate do Brasil. 



O grande propósito é deixar um legado positivo e entregar maior consciência sobre alimentos, respeito à natureza, ao tempo de produção e às pessoas que estão envolvidas em cada cadeia produtiva. Estimular que estas crianças encontrem informações para melhores escolhas, enquanto consumidores e seres humanos, e que estejam atentas às questões de saúde, sustentabilidade e brasilidade. 



Portanto, nossa missão nestes dias em casa, é iniciar o Projeto Crianças e Chocolates do Brasil, que estava engavetado esperando o momento certo para dar seu "start". Melhor hora não há! Logo, desejo trazer um olhar divertido sobre o que estes pequenos encontram em chocolates especiais, bem como um roteiro de como observar e provar chocolates, bem como apontar histórias muito bacanas, trazida por cada barra, em particular. 

Mostrar como se prova, como se olha um rótulo, imaginar de onde vem, como é feito, quem fez, o que pode trazer de bom para a saúde...enfim, são muitos assuntos que podem ser desenvolvidos ao "conversar com uma barra de chocolate". Teste em casa! E, esteja pronto para escutar opiniões muito francas sobre o tema! 



Neste caso, este projeto é idealizado e realizado em parceria com minha filha de quase 10 anos de idade, grande apreciadora de bons chocolates há muitos anos, e é, por sua natureza, dona de opiniões muito sinceras. Ela e eu vamos traduzindo de forma descomplicada o que encontrarmos pela frente em nosso acervo maravilhoso de chocolates tree to bar e bean to bar brasileiros. E, logo que possível, vamos chamar outros convidados para avaliar os chocolates...

Aliás, você sabe o que é um bean to bar ou tree to bar?



Mostre a outras crianças, faça em casa, sem reservas ou sem medo de errar. Não há certo ou errado em se expressar sobre um alimento, quando não se é um profissional de análise sensorial. Sugiro que você amplie este exercício lindo de descobrir o que está por trás de cada alimento. Sua geladeira e sua despensa podem compor um mundo fantástico para adultos e crianças desvendarem juntos. Jogue-se na descoberta! 

Por aqui daremos início com chocolate do Brasil...

Fique ligado! Logo mais notícias por aqui!

Acompanhe os resultados pelo instagram @chocolatenobrasil. 

Ah, e se você fizer esta experiência em casa, marque sua foto pelo #criançasechocolatedobrasil e lembre-se de marcar o @chocolatenobrasil para acompanharmos sua ação.

por Juliana Ustra
em 17/03/2020


Comentários

Postagens mais visitadas