A pia



Ontem ao atender um cliente nosso, que está em obras na sua fábrica de alimentos, tive o insight em comentar este tema. 


"Detalhes" não são somente nome de musica, mas sim, motivo de alegria ou de tensão, dependendo das escolhas. Isto vale para a vida, e vale para a "vida" numa empresa que produza alimentos, de qualquer tipo ou volume. 

Bem, voltando ao meu cliente... Atendi à empresa dele, em uma fase preliminar à obra de uma reforma, orientando todos detalhes construtivos, de layout, fluxos internos, acabamentos e tal para atender à legislação sanitária. Ele muito atento, confere detalhes para poder comprar os materiais mais adequados possíveis para sua demanda e confere detalhes, quando precisa. 


Ontem conferiu se estava comprando a pia e misturador corretos. E, me dei conta do seguinte: Quantos empreendedores/empresários ao projetar sua fábrica desconhecem as melhores alternativas para atender à Anvisa? Se a compra for mal feita, e por algum detalhe a Vigilância Sanitária não estiver de acordo com a instalação, a troca deverá ser feita. 




Trago alguns questionamentos aqui, de conversas muito recorrentes que tenho com os clientes, ilustrando com o item "a pia", obrigatório pela legislação para ser instalado em pontos estratégicos:


- qual é o custo de tempo/recursos para trocar esta pia enquanto sua rotina de produção está a pleno vapor?


- e, se a pia estiver mal localizada dentro do fluxo de produção? 


- e, se ela estiver bem posicionada, mas o acionamento não for o que permita mais higiene ao manipulador?


- e, se o local e acionamento forem corretos, mas o empresário não investir em um reservatório de água proporcional e necessário ao consumo? 





- e, se pelas características do meu processo, precisar de água aquecida? 

... (pausa para reflexão)


Por fim, uma pergunta-chave que sempre faço aos meus clientes:


- Você sabe qual é o risco da não qualidade e da falta de higiene de mãos no seu processo e no seu produto? Ou seja, já computou quanto custa a logística para receber uma devolução por falha de higiene? 


Durante as consultorias que presto desde 1998, identifico questões assim, problemas com solução mais ou menos fáceis, ou de alto ou baixo investimentos. E, repito, são recorrentes pois muitas vezes o empresário/empreendedor acha que é somente um "detalhe"...


O fato é que este planejamento correto passa por conhecimento técnico, o qual podemos entregar através de consultorias e também de cursos, como o que está no mercado: "Gerenciamento de BPFs para chocolate e confeitaria", presente em várias regiões do país e possível de ser contratada sob demanda. Neste curso a entrega é pontual para estes processos em especial, e consideramos todos os detalhes de produção para poder elaborar o curso. 

Converse conosco pelo chocolate@ustra.com.br e consulte-nos. 

Acompanhe a agenda de cursos:

Florianópolis - 16 março
Canela - 14 e 16 abril
Belo Horizonte - 22 maio
São Paulo - maio (data a confirmar)
Curitiba - 7 julho
Ribeirão Preto - 22 agosto

por

Juliana Recuero Ustra
10/03/2020


Comentários

Postagens mais visitadas