O encontro entre Arquitetura, Design e Chocolates do Brasil




Na cidade gaúcha de Pelotas, mais exatamente na loja Anteparo (@anteparo_cortinas) da arquiteta Renata Gastal, ocorreu o lançamento do Workshop Arquitetura, Design e Chocolate. Um tema inicialmente inusitado, mas explorado neste evento através de inúmeras interfaces possíveis, dentro da Agenda 2020 do Projeto Chocolate no Brasil (@chocolatenobrasil) . 







Num auditório repleto de referências coloridas, mil texturas, iluminação perfeita e um espaço lindo da loja Anteparo, tivemos um turma lotada de arquitetos, designers, interessados no tema, empresários do setor de confeitaria fina e tradicional de Pelotas, além de nossos apoiadores parceiros deste evento. (Aliás, na véspera nossa lotação já estava esgotada!)





Recebemos os participantes com uma mesa de boas vindas, colorida, saudável e bem descomplicada. Alguns chocolates brasileiros foram provados, junto a frutas orgânicas e águas aromatizadas preparadas pela Planti Vida Orgânica. Nesta composição também tivemos com pastinhas gourmets de vegetais da Aura Verde Alimentos, como a de berinjela e de cebola caramelizada ao vinho. E, para dar uma energia extra no final de tarde, o Café 35 nos trouxe uma amostra de seu tradicional café. Todas as cerâmicas para montagem da mesa foram cedidas pelo Atelier de Renata Martins, e para ressaltar algo muito bacana, vimos ali cores muito similares às tonalidades dos frutos de cacau, além de um design de linhas muito orgânicas. 

E, com estes alimentos arriscamos, para não perder a oportunidade, algumas harmonizações muito felizes. Confere só!




As frutas orgânicas da Planti foram provadas junto a alguns chocolates, surpreendendo um pouco os participantes com a experiência de tentar novos sabores e simplesmente provar. A idéia foi quase que lúdica, mostrando o quanto o chocolate pode (e deve) ser usado como um ingrediente versátil na gastronomia, "conversando" com diversos alimentos e bebidas.



O workshop trouxe cases de sucesso nacionais e internacionais relativos ao design e arquitetura de marcas de chocolates renomadas. São um apanhado de inspirações reais, uma pequena amostra deste universo tão incrível que é o do chocolate. Nestes estudos encontrei referências muito interessantes sobre lojas de chocolates, mostrando diversos estilos arquitetônicos e conceitos muito bacanas de marcas renomadas neste cenário.

Além disto, neste evento mostramos marcas brasileiras, abertas como livros e tendo seus conceitos  "lidos" um a um. Cada barra representa algo com um compêndio de histórias familiares, lendas, questões religiosas, muita brasilidade e detalhes que são verdadeiro "ouro" para olhares atentos. Em muitas delas, de alguma forma se percebe a influência de etnias diversas que construíram o Brasil, traduzidas em elementos ou da loja, ou da embalagem ou da própria barra. 








Nesta noite cheia de storytelling sobre marcas brasileiras do tipo bean to bar e tree to bar, na terra da confeitaria fina, tradicional de Pelotas, vimos nos olhares e expressões, muitas inspirações para novos projetos, além de uma rica aproximação destes participantes ao Chocolate brasileiro. 

Acredito que este Workshop foi só o começo desta conversa e que este tema terá muito espaço, principalmente entre profissionais dos setores de alimentos e do setor criativo.

Aliás, fique atento pois novas turmas estão sendo agendadas. Consulte-nos pelo chocolate@ustra.com.br 


Para finalizar este relato delicioso, nosso aplauso e um agradecimento forte às empresas que acreditaram neste workshop e que apoiaram nossa ação:


Anteparo - @anteparo_cortinas
Ateliê Renata Martins @renatamartinsatelie
Planti Vida Orgânica - @planti_vidaorganica
Aura Verde Alimentos - @auraverdealimentos
Café 35 - @meucafe35

E, meu sempre "muito obrigada" às marcas que subsidiaram nosso workshop com seus chocolates especiais e com muita informação:


Angi 

Andrei Martinez
Ambar 
Baiani 
Benevides 
Casa Lasevicius
Cacau dourado
Cuore di Cacao
Choc
Espirito Cacau
Gallette
Gabelle 
Java
Kalapa  
Luisa Abram
Labarr
Magian Cacao
Maltez
Mestiço 
Odle 
Sagarana
Senô
Var 







Comentários

Postagens mais visitadas