Conheça a Odle Chocolates

Nome completo: Tânia Odlevak / Evandro Odlevak

Empresa: ODLE Chocolate Maker

Município e Estado: Sete Lagoas - MG






1.        Se for produtor, há quanto tempo produz cacau? (ou sua família). Conte um pouco desta historia.
Não somos produtores de cacau. Aqui no Brasil, adquirimos as amêndoas de cacau já fermentadas e secas e as nibs de fora e trabalhamos para  a personalização dos nossos chocolates. 





2.        Há quanto tempo produz chocolate? (ou sua família)
O sonho de um dia produzir chocolate surgiu cerca de 10 anos atrás quando vivíamos ( eu e o Evandro) na Europa (UK e Itália). Foi um período de ampla experiência e transformação. Neste período pudemos apurar nossos sentidos e nossos paladares, pois, lá degustávamos e  nos apaixonávamos  cada vez mais pelos chocolates da Suíça, Bélgica e  de outros países europeus. 
Após mais de 3 anos lá e já de volta ao Brasil tivemos nosso 'pequeno', hoje com 8 anos de idade, que, assim como nós teve e tem paixão por chocolate. 
E foi ai, quando ele descobriu as delícias do mundo doce  que iniciamos um profundo mergulho no universo do chocolate. Pois, víamos que era seu doce preferido e que os chocolates, que quase sempre ele consumia tinha ingredientes desnecessários ao produto. E foi através de pesquisa, estudo e cursos (onde vislumbramos a possibilidade de produzir o chocolate genuíno, sem químicas e substitutos á matéria prima) que a cerca de dois anos atrás nasceu a Odle para o nosso filho; sendo os primeiros batches para a degustação e aprovação dele. Depois vieram os para presentear, e os amigos começaram a pedir pra consumo e para presentear e então a Odle nasceu a exato 1 ano.




3.        O que significa para você ser produtor de chocolate tree to bar? Ou bean to bar? Ou de chocolate premium?
Pra nós da Odle, sermos produtores de um produto premium e bean to bar, ressignifica os valores, paladares e sentidos. Os nossos inclusive.
Fazermos parte de uma rede de proximidade entre quem produz o cacau, nós e quem consome nos faz acreditar num mundo mais verdadeiro e com maior valorização a cada mão que está por traz do nosso produto e é muito orgulho poder proporcionar a quem degusta nossos chocolates uma experiência de sentidos únicos. 
Poder levar a esses consumidores um chocolate livre de alcalinização com as características de cultivo, fermentação e torra preservados, permite que cada nota, aroma, gosto, sejam sentidos integralmente. 





    4.        Há algo especial na rotina de produção de chocolate que você gostaria que o mercado soubesse?
Momentos especiais na nossa rotina são muitos. Pois, como nosso processo é 100% artesanal, cada etapa é dividida e trabalhada de forma única. A cada novo batch o processo se repete e sempre é diferente. E, ter um degustador de paladar aguçado e esse degustador ser seu filho de 8 anos que diz em todas as degustações: é o melhor chocolate do mundo, já torna especial toda a produção.




5.        Qual sua opinião sobre a relação do consumo do chocolate com o turismo em sua região?
Vivemos em um estado onde a culinária regional é forte. Minas é um lugar de turismo gastronômico. Mas, ainda muito o tradicional em seu paladar.
O chocolate começa a aparecer agora no estado. Hoje temos grandes empresas em Extrema no Sul de Minas, mas ainda não é o suficiente para atrair turistas. Pois, não há ações feitas nesse sentido. 
Nós da Odle queremos mostrar que Minas Gerais também pode ser uma grande produtora de chocolates de qualidade assim, como vem se mostrando com os azeites da Mantiqueira, com os vinhos, com o café e outros produtos finos. Queremos trabalhar para que o turista descubra as "Novas Gerais".





6.        O que garante qualidade de chocolate na sua opinião?
Para um chocolate superior é preciso amêndoas de qualidade, cuidado no cultivo, na seleção das amêndoas, na fermentação e torra. Assim, como é necessária uma conchagem de horas, dias para que seja evaporado todos os ácidos indesejáveis e claro a utilização de matéria prima nobre e a ausência de gorduras hidrogenadas e aromatizantes e saborizantes artificiais.  Enfim, cuidado e atenção em todo o processo, desde o cultivo do cacau até a estocagem e transporte do produto final até sua venda!





7.        Qual o segredo da sua formulação de chocolate? (comente fatores possíveis de serem publicados, os quais valorizem sua marca)
Ah, o "segredo" rs. Esse não pode ser dito (risos). Mas, trabalhamos muito no sabor e aroma do cacau em nosso produto. Buscamos sempre o melhor. Nosso compromisso é ter um produto premium que traga sensação leve, prazerosa e assim, manter o chocolate suave com o maior percentual de cacau possível e doce na medida certa. Sem aromatizantes artificiais ou sintéticos. 

  

8.        Quais desafios são enfrentados para posicionar o chocolate no mercado brasileiro?
Hoje  a cultura dos consumidores brasileiros é o maior desafio. Sofremos durante muitas décadas com o monopólio da indústria chocolateira no nosso país. E durante muitos anos foi instituído que; somente através de produtos importados se poderia viver a experiência do verdadeiro chocolate. Tem também a história do cacau, com a vassoura de bruxa, que deixou aos olhos e paladares do mundo o cacau brasileiro em uma posição desfavorecida e que deve e está sendo recuperada. 
A cultura por aqui está mudando. Devagar, mas estamos começando a mostrar que sim, podemos fazer ótimos chocolates com nossa matéria prima e com excelência. Nosso chocolate (me refiro  aos brasileiros tree ou bean to bar e premium) passa a ser reconhecido internacionalmente. Isso ajuda a mudar o olhar do consumidor brasileiro em torno do produto nacional. 
A estrada é árdua mas, estamos pouco a pouco conseguindo. Com o apoio de consumidores que buscam produtos genuínos e com um trabalho de mídia e outras frentes que estão se unindo para elevarmos o chocolate ao seu lugar.



      9.   Qual segredo para apreciar um bom chocolate?
Primeiro, é ter paixão por chocolate. E depois ter prazer em senti-lo se desfazendo pouco a pouco na boca. O conhecimento em torno do universo do chocolate ajuda na degustação mas, para apreciar, basta amar esse alimento dos Deuses!



Comentários

Postagens mais visitadas