Casa Lasevicius lança seleção de chocolates com cacau premiado



A Casa Lasevicius, é uma ousada e inovadora marca de chocolates brasileiros do tipo bean to bar, situada em São Paulo e conduzida pelos irmãos Claudia Lasevicius e Bruno Lasevicius. Trabalham usualmente com uma produção bem especial, em pequenos lotes, usando cacau especial de diversas origens do Brasil. Apresentam suas barras como em uma coleção, cada uma com um rótulo colorido e único, indicando sua origem, ano de safra, com uma informação muito bacana e ajudando também a traduzir a questão sensorial específica de cada fórmula. 

Um dos últimos movimentos da turma da Casa Lasevicius é o lançamento de uma caixa única, a qual me despertou muita curiosidade de provar. Ah sim, tenho provado muitas formulações de vários chocolatiers, e estou sempre muito atenta para desvendar este universo do cacau e chocolate do Brasil, mas esta me saltou aos olhos. Barras preparadas com cacau premiado em 2019! Quero provar!

Bruno Lasevicius, nos conta que essa caixa contém os chocolates feitos com cacaus premiados no Brazilian Cocoa Awards 2019. É uma edição limitadíssima da Casa Lasevicius apoiada pelos organizadores do concurso e pelos participantes premiados que forneceram as amostras dos cacaus na época da premiação. Ela é composta por 7 barras de 20 gramas produzidas com as amostras de chocolate dos seis contemplados nas duas categorias (varietais e blends) e uma sétima com um sentido simbólico, a mistura desses 6 melhores cacaus brasileiros em uma única barra.



Conheça o elenco, origem e varietais do cacau dos VENCEDORES EDIÇÃO 2019 nas barras que compõem a caixa:


Categoria Varietal: 

1º Márcia Fonseca – Fazenda Santa Clara / ES – Variedade SJ02

2º Rogério Kamei – Fazenda Bonança / BA – Variedade BN34

3º João Tavares – Fazenda Leolinda / BA – Variedade Catongo


Categorial Blend:

1º Ervino Gutzeit – Fazenda Panorama / PA

2º Elci Gutzeit – Fazenda Bom Tempo / PA

3º Gleibe Luís – Fazenda Mariglória Itajuípe  / BA


Um pouco mais sobre este contexto do bean to bar


A cadeia produtiva do cacau e chocolate no Brasil vive uma “revolução”, como  reflexos da quarta onda que o setor vem agora experienciando. A primeira onda foi a introdução do cacau na Europa nos séculos 16 e 17. A segunda foi na virada para o século 20 com a industrialização do processo de produção, a terceira foi a popularização e massificação do chocolate como guloseima de consumo, vivido no pós Segunda Grande Guerra, anos 50-60 do século 20. E, a quarta onda foi na virada para o século 21 motivada por várias demandas relacionadas, entre elas estão o movimento de chocolate “Bean to Bar”, a alta confeitaria de chocolate e a grande indústria frente a crescente demanda, dos consumidores, por chocolates de maior qualidade, buscando saúde, sabor e sustentabilidade. Os chocolates frutos dessa quarta onda são produtos com aromas e sabores marcantes que variam de acordo com a variedade do cacau, a região de origem do cultivo e do pós-colheita, que conferem à matéria-prima mais importante do chocolate particularidades sensoriais únicas devido a essa somatória de fatores. O Objetivo do Prêmio é justamente colocar em evidência a qualidade e excelência que vem sendo conseguidas através do empenho e dedicação de nossos produtores.


O Concurso 


O Concurso foi criado pelo Comitê Nacional de Qualidade de Cacau Especial do Brasil, um grupo formado por pesquisadores e especialistas em cacau e chocolate composto por diversas instituições técnicas como CEPLAC, CIC, Olam, Barry entre outras instituições. 

A competição foi lançada no dia 17 de setembro de 2018 e foi dividida em fases. A Fase 1 com a análise físico-química das amostras, realizadas no laboratório de classificação do Centro de Inovação do Cacau em Ilhéus, Bahia (fase seletiva). A Fase 2 com a análise química e sensorial de líquor realizada pelo comitê técnico, formado por técnicos especialistas do CIC, CEPLAC, Barry Callebault, Nestlé, OLAM , ABIC, entre outros (peso 70%). Depois, a degustação dos chocolates feita por 15 jurados convidados do universo chocolateiro e da confeitaria brasileira (peso 15%). Há ainda um questionário de sustentabilidade, que o produtor envia junto com amostra. A nota final é a somatória dessas etapas. 

A primeira edição do concurso recebeu 54 amostras de amêndoas de cacau, que passaram por essas três avaliações. A premiação contemplou três concorrentes  em cada uma das 2 categorias: Cacau Varietal e Cacau Blend.


Saiba mais ainda sobre as barras desta seleção da Casa Lasevicius




Ficou curioso(a) para provar? É uma excelente oportunidade de fazer uma degustação destas barras, que trazem terroirs distintos, exemplos de fórmulas com cacaus varietais diferentes, com técnicas de pós-colheita distintas, todas apresentadas em 70% cacau e preparadas pelo mesmo chocolatier. Experiência que pode ser divertida e completa, totalmente possível de ser realizada em casa. Corre lá...já sabemos que esta edição é limitadíssima! 



Texto publicado pelo blog Chocolate no Brasil em 07/09/2020

por Juliana Recuero Ustra


*Crédito das imagens: acervo da empresa Casa Lasevicius


Comentários