Vai projetar uma loja ou fábrica de chocolates? - Leia antes aqui




Um projeto de uma fábrica ou loja de chocolates ou de confeitaria, envolve muitos sonhos, muita euforia em tirar do papel um empreendimento tão doce. A habilidade e técnica de produzir chocolate ou doces de confeitaria, são peças-chave neste processo. A inovação nas receitas e a excelência nos ingredientes, nem se fala...

Recursos financeiros são fundamentais para esta etapa, mas o que na minha opinião é o mais importante é o conhecimento da estrutura necessária para tal empreitada. 

Explico: 

A contratação de um arquiteto ou engenheiro civil é fundamental por conta da funcionalidade, estética, segurança, conforto, planejamento de todos espaços, demandas hidráulicas, elétricas, de iluminação, ventilação, acabamentos...

Porém muitas vezes estes são profissionais fantásticos, super talentosos e projetam com destreza tudo o que for solicitado, conforme o prédio ou área disponíveis, respeitando seu orçamento e seus sonhos. No entanto, o conhecimento técnico sobre o personagem chamado " O Chocolate" não é de domínio publico, nem todos sabem o que demanda uma loja ou fábrica de chocolate. 



Este alimento tem vida própria. Tem um comportamento único, e se for "maltratado", se transforma num produto complicado, quebradiço, esbranquiçado, enfim com defeitos de qualidade que o mercado não vai curtir. Tem que ser mantido e manipulado em ambientes que tenham determinadas condições de temperatura, umidade, entre outros fatores. Precisa obrigatoriamente de uma estrutura bem específica para se manter em sua "zona de conforto" e fazer bastante sucesso entre seus clientes. 



Parte de nosso trabalho é dar suporte durante a fase de projetos, para que se escolham com segurança todas as situações necessárias para acomodar esta operação. Atuamos em parceria com o escritorio de Arquitetura/Engenharia Civil do cliente, e além da questão do "comportamento" do chocolate, pensamos em todos os detalhes para que as questões sanitárias sejam atendidas conforme a Anvisa. 

Atuamos portanto na fase de planejamento e detalhamento de fluxos internos, organização do layout de produção, seleção de equipamentos e coordenação de aspectos e demandas de qualidade e funcionalidade do chocolate, o personagem principal!

E, em nossa agenda de cursos oferecemos, entre outras soluções um Curso bem específico, o GERENCIAMENTO DE BOAS PRÁTICAS NA PRODUÇÃO DE CHOCOLATES. Um curso que desenhei após 22 anos como consultora em assuntos regulatórios para empresas de diversos processos e todo volume de produção. É um treinamento bem direcionado a quem estiver em fase de planejamento de uma empresa de chocolate, bem como para as em operação. 

Consulte mais sobre estes cursos, sobre a assessoria durante projeto e solicite nossa agenda de cursos no Brasil pelo chocolate@ustra.com.br 

por 

Juliana Recuero Ustra 
em 11/02/2020
blog Chocolatenobrasil













Comentários

Postagens mais visitadas