Regra de três
Observar um produto no mercado requer um olhar panorâmico e questionador. Tento exercitar ambos sempre que posso.
Em um supermercado encontramos chocolates e guloseimas preparadas em solo nacional e em algumas situações, originários de vários cantos do mundo. Portanto as comparações são possíveis e recomendáveis.
Vejo em muitas ocasiões pessoas reclamando do preço de um chocolate bean to bar*, quando se deparam com estes produtos.
(*da amêndoa à barra)
Recomendo algo muito fácil, que no máximo requer uma anotação e um cálculo simples usando a famosa regra de três.
Um exemplo real (observado hoje no supermercado, próximo ao caixa):
Se um pacote de 40 gramas de drágeas de chocolate com algum recheio custa R$ 2,90, quanto custa o kg deste produto?
Após esta primeira conta, qual minha segunda sugestão. Leia o rótulo, especialmente na lista de ingredientes. Veja qual primeiro listado, pois este é o de maior quantidade na fórmula. Se for açúcar, estamos com sinal de alerta para a saúde! Significa que a porcentagem de cacau é pequena e temos maior quantidade de açúcar e do próprio recheio.
Terceira recomendação. Veja quanto custa o kg de barras diversas de chocolate. E, na sequência, observe o rótulo e se o primeiro ingrediente da lista for líquor de cacau, estamos com grande indicação de que encontraremos chocolate e não uma guloseima. Veja também quantos ingredientes no total temos ali. Quanto menos, mais chances de ser um alimento positivo pra saúde e carregado de sabor.
Agora, a quarta e última dica. Compare o preço por quilo e a lista de ingredientes de um pacote de guloseima e uma barra de chocolate. Alguma surpresa pode vir à tona pois você pode descobrir que um produto lotado de açúcar tem valor similar ao de um chocolate de verdade.
Então...
Sim, a regra de três tem grande utilidade nas escolhas de consumo de alimentos. A reflexão sobre o que se compra, sua fórmula, seu impacto sobre a saúde, a origem, o sabor entregue e o que você investe devem ser avaliados de forma integrada. Analise, questione e faça escolhas mais embasadas sobre os alimentos e em especial, de chocolates que consome.
Logo, recomendo o uso ilimitado...
Do quê?
Respondo: da regra de três e de chocolate brasileiro bean to bar.
Por Juliana Recuero Ustra
Em 02/02/2020
Comentários
Postar um comentário